NOME DA OFICINA: Caricaturas
OFICIANTE: Anderson Vieira Thomé (Malboa)
RESUMO: Aprenda a fazer caricaturas cotidianas e urbanas e sua forma de representá-las.
NOME DA OFICINA: Experimentação e Produção Sonora
OFICIANTE: Arlei José de Lima Junior (Bob)
RESUMO: Todos os dias nas cidades deparamos com diversos sons, que muitas vezes passam despercebidos. Esses sons são formados a partir do encontro entre elementos tanto naturais quanto “urbanos”, com ações humanas ou movimentos dos elementos naturais do planeta.
A partir do momento em que conseguimos perceber quando e como ocorrem alguns desses sons, podemos buscar a sua compreensão, e até mesmo transformá-los em ferramentas musicais, criando assim, múltiplos “encontros sonoros”.
Assim como na arquitetura, na música a “percepção” e a “experimentação” tornam-se essenciais na busca pela inovação.
NOME DA OFICINA: Construção de uma Geodésica de Bambu
OFICIANTE: Cecília Corrêa Lenzi (Ciça)
RESUMO: A oficina propõe a construção de uma estrutura não convencional, mostrando ao estudante que busca algo mais que a arquitetura contemporânea globalizada é apenas uma das possibilidades de intervenção no espaço. A forma circular da planta baixa da geodésica exige uma reinvenção da disposição interna dos cômodos e móveis, já que a referência dos ângulos retos não ocorre. Partindo de uma estrutura como esta, podem ser discutidas desde problemáticas estruturais até culturais e históricas.
NOME DA OFICINA: Street Dance
OFICIANTE: Débora Souto Allemand (Déka)
RESUMO: Serão passadas seqüências básicas de Dança de Rua, mostrando que a dança, ou seja, a maneira como o corpo se move tem a ver com a maneira que a cidade muda, tendo também o objetivo de distrair e descontrair os participantes.
NOME DA OFICINA: Pedale Camboriú
OFICIANTE: Dirceu Alcântara Fuzetti (Samambaia)
RESUMO: Passeio ciclístico guiado e permeado por discussões sobre a ocupação da cidade e sua especulação imobiliária, visando que o participante conheça Balneário Camboriú e suas peculiaridades.
NOME DA OFICINA: Dreads
OFICIANTE: Dueni Duarte (Dudi)
RESUMO: A oficina pretende entreter os participantes, ensinando-os a fazer dreads em seus companheiros, uma técnica que muitas pessoas gostam mas que não sabem fazer, ou onde moram, não encontram pessoas especializadas.
NOME DA OFICINA: Viagem a Cidade dos Encontros
OFICIANTE: Everson Martins (Everson)
RESUMO: Discutir, pensar, criar, difundir, projetar, construir a cidade dos encontros. Lugar de localização variável, cuja principal função é propiciar o encontro e a troca entre seus habitantes, os estudantes de arquitetura.
NOME DA OFICINA: Sketchup Salva-Vidas
OFICIANTE: Heber Antunes Silva (Aspirina)
RESUMO: Oficina de Sketchup para troca de conhecimentos entre os estudantes de arquitetura. Serão desenvolvidas atividades focadas nas dúvidas corriqueiras que surgem sempre na véspera da entrega, e também serão compartilhadas algumas outras formas de usar estas e outras ferramentas do Sketchup menos conhecidas, mas que também podem salvar e muito bem a nossa pele.
NOME DA OFICINA: Teatro de Identidades
OFICIANTE: Henrique Stutz Gomes de Faria (Stutz)
RESUMO: Somos melhores do que parecemos. Estar integro é estar presente. Emoção, idéia e voz num só corpo. Oratória. Provocações de comunicação e interpretação, para descobrir, construir e investigar a vida através da arte. Vivência de mecanismos de comunicação cênica, observação e construção de personagens com base em montagem de espetáculo, e jogos teatrais.
NOME DA OFICINA: Brinquedos de Garrafa PET
OFICIANTE: João Paulo Marchiotto Silveira (Jaum Zaum)
RESUMO: Proporcionar ao participante do encontro uma oportunidade de se envolver com a comunidade, desenvolvendo brinquedos com material de fácil acesso que é um grande problema ambiental atualmente, levando diversão a crianças, dando a elas uma tarde de diversão e alegria.
NOME DA OFICINA: Ativando a Rede
OFICIANTE: João Paulo Ribeiro Santana (Jopa)
RESUMO: É uma roda de conversa que irá analisar e discutir imagens, documentos e projetos de bio-construções associadas à economia bio-regional ativando os setores sociais e equipamentos urbanos de maneira a inserir nas funções da cidade a arte e a cultura solidária visando a sustentabilidade não comercial. Também pretende construir uma espiral de ervas para exemplificar o uso de técnicas alternativas de paisagismo.
NOME DA OFICINA: Contamine-se
OFICIANTE: José Hélio Veríssimo Júnior (Zé)
RESUMO: A oficina propõe uma aproximação das pessoas, tendo em vista que esta relação humanística vem diminuindo cada vez mais com a crescente virtualização global.
NOME DA OFICINA: Origami
OFICIANTE: Karen Utsunomiya (Nerakkk)
RESUMO: Transforme o papel em arte, aprenda a ler e executar os diagramas para produzir esculturas de papel.
NOME DA OFICINA: Luminárias
OFICIANTE: Melane de Leon (Mel)
RESUMO: Nessa oficina serão confeccionadas as partes de uma luminária por cada participante e será ensinado o modo correto de montá-la. Cada participante irá ganhar a luminária montada, e não terá dificuldade em carrega-lá para casa, pois por se tratar de um objeto de encaixe, suas peças separadas podem ser transportadas dentro de um envelope de papel.
NOME DA OFICINA: Arq & Drinks
OFICIANTE: Michelle Souza Benedett (Mi)
RESUMO: O estudante terá disponível algumas temáticas onde deverá escolher uma delas e elaborar um drink relacionado a este tema! Por exemplo: Tema Carta de Atenas – onde o fundamento é separar as funções na cidade (trabalhar, habitar, circular e lazer) poderia ser elaborado um drink onde ficassem separados os ingredientes.
NOME DA OFICINA: Puff de PET
OFICIANTE: Moacir Zancopé Júnior (Moah)
RESUMO: Montagem de puffs de pet, desde a escolha das garrafas até o acabamento.
NOME DA OFICINA: Narguile Caseiro
OFICIANTE: Pedro Henrique Jorge Schincariol (Schin)
RESUMO: Vamos aprender como fazer um Narguile caseiro. Ele tem as mesmas propriedades de um Narguile comercial, mas é barato e pratico de carregar. Cada um poderá fazer o Narguile a seu gosto, podendo diferenciar na garrafa de base, formas do tronco, número e estilo de mangueiras, e até mesmo no número de cerâmicas dependendo da criatividade.
NOME DA OFICINA: Homem e Espaço Urbano
OFICIANTE: Rafael Helbourn Fusco (Fusco)
RESUMO: Será um trabalho de análise do comportamento humano em relação ao espaço público e equipamentos urbanos, avaliando o nível de integração do homem com o espaço estudado, as deficiências e as potencialidades.
NOME DA OFICINA: Fabricação de Cachaça e Aplicação Recreativa
OFICIANTE: Sandro Cabral Pereira (Drossan)
RESUMO: A oficina consiste em duas partes, sendo uma teórica e outra prática. Na primeira, entraremos na história da cachaça e no seu desenvolvimento até os dias atuais, esclarecendo os significados dos nomes pinga e cachaça. Na segunda parte, fabricaremos a cachaça de maneira artesanal, improvisada com utensílios caseiros. Serão executadas 8 brincadeiras visando o entretenimento de todos os participantes.
NOME DA OFICINA: Intervenção Psicótica
OFICIANTE: Seiti Hocama Junior (Seiti Jr.)
RESUMO: Um método pedagógico de pesquisa, visando descobrir a maneira que uma comunidade vive a sua própria realidade. Sendo os métodos adquiridos nesta oficina, aplicáveis em todas as outras áreas de projeto tanto arquitetônicos quanto urbanísticos. (Divulgação do Senemau, mostrando umas das muitas atividades realizadas em um escritório modelo de arquitetura)
NOME DA OFICINA: Dilemas e Soluções na Arborização Urbana
OFICIANTE: Stallone dos Santos Ribeiro (Stallone)
RESUMO: Capacitar indivíduos das principais características dos domínios morfoclimáticos; Informar utilidade de florestas; Informar funções da arborização urbana; Capacitar em técnicas de manejo da produção ao plantio de mudas; Capacitar indivíduos na identificação das irregularidades na arborização urbana; Capacitar indivíduos nos meios de retificar e prevenir problemas da arborização urbana; Informar técnicas de podas e cortes de árvores.
NOME DA OFICINA: Invisíveis
OFICIANTE: Thalles Theodoro Miranda Cury (Thalão)
RESUMO: Encaixe-se! Descubra em você a relação recorrente da arquitetura e as pessoas. Interprete-se e construa mentalmente sua urbe. Reflita a questão urbana, descubra a invisibilidade de cada local, construa invisíveis baseados nos conceitos de cidades.
NOME DA OFICINA: Iluminação Arquitetônica
OFICIANTE: Ugo Nitzsche (Ugo)
RESUMO: Apresentar aos participantes a importância da iluminação na arquitetura e no desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Com diferentes sistemas de iluminação, pode-se mudar completamente o clima, a abordagem e a possibilidade de diferentes percepções visuais do espaço arquitetônico através da luz. Também é um movimento mundial conhecido como “city beautification” de valorização de espaços urbanos e patrimônio arquitetônico através da iluminação.
NOME DA OFICINA: Danzatoria
OFICIANTE: Victoria Soledad Saldaña Camargo (Vic)
RESUMO: Na oficina “DANZATORIA” vamos conhecer uma dança típica do Uruguay, fazendo com que os participantes se integrem e conheçam a cultura de uma região diferente, fazendo um intercâmbio cultural.
Venha ao EREA SUL 2008. Inscrições abertas!!
www.fenea.org/ereasul
segunda-feira, 24 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário