Pra compreender o imenso Balneário, nada melhor que partir do início...
BAIRRO DA BARRA
O bairro da Barra, o mais antigo de Balneário Camboriú e que deu origem à cidade, é o marco da história de colonização de Camboriú e de Balneário Camboriú. Tudo começou com um aglomerado urbano, em torno de um arraial, o Arraial de Bom Sucesso. O povoado era sede para a vizinha Camboriú, que foi fundada no final do século passado, mas mais tarde ficou pertencendo a Balneário, pela divisa da BR-101 que delimitou os dois municípios. O bairro da Barra, foi totalmente reurbanizado para ser o portal de entrada à Interpraias – rodovia panorâmica que liga as praias da chamada Costa Brava.
CAPELA DE SANTO AMARO QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso hoje, Capela de Santo Amaro, localizada no bairro da Barra em Balneário Camboriú e pertencente a Mitra Metropolitana de Florianópolis, é parte do acervo cultural do Estado. O patrimônio, construído no século XIX está incluso no Livro de Tombo da Fundação Catarinense de Cultura. A preservação, segundo a Revisão Técnica dos Tombamentos Estaduais – COTEATE/95, é imprescindível para a compreensão histórica da ocupação açoriana e brasileira – marco inicial da ocupação das vilas e cidades do litoral.. Para encontrar o templo, deve-se tomar a estrada de acesso ao bairro da Barra, pela BR-101, próximo ao quilômetro 138.
Caracterizada pela simplicidade a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi construída na metade do século XIX, documentos registram a data indefinida entre os anos de 1830 e 1840. Um trabalho artesanal e quase braçal dos moradores do Arraial do Bom Sucesso. Por isso, a Capela Santo Amaro é motivo de orgulho para os descendentes dos primeiros moradores do bairro da Barra.
Conta a história que no dia 13 de maio de 1888, quando foi declarada a Abolição da Escravatura pela Princesa Isabel, os escravos residentes no local teriam tocado o sino da capela ininterruptamente por 24 horas. Na ocasião o sino rachou e foi inutilizado. No interior da capela podem ser vistas rochas brutas, sólidas e resistentes devido à argamassa de óleo de baleia e cascas de ostras moídas aplicada na construção.
Das obras que decoram a capela, compõem o acervo peças barrocas doadas pela Família Real em visita à igreja. As peças datam do século XIV. São imagens de Santo Amaro e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, os santos padroeiros da igrejinha da Barra, como é popularmente conhecida.
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário